Organização financeira: dicas para ter uma vida financeira organizada e gastos controlados
E aí, como estão as suas finanças hoje? Com certeza você já se perguntou “como ter uma vida financeira organizada” ou “como ter um planejamento financeiro pessoal”. A verdade é que imprevistos acontecem e, para passar por eles, só com muita organização.
Se você quer dicas para equilibrar as coisas, pegue seu caderninho de anotações e vem com a gente: o SPC Brasil te ajuda com dicas de organização financeira. Além disso, também reunimos algumas dicas para te ajudar a evitar as dívidas com práticas financeiras saudáveis.
Por que é tão importante controlar os gastos?
Controlar os gastos é como ter uma bússola que te guia pelo mundo das finanças. Quando sabemos para onde cada centavo está indo, é mais fácil evitar armadilhas e manter o equilíbrio nas contas.
Além de te ajudar a visualizar para onde vai o dinheiro, o controle de gastos te ajuda a ter sucesso na hora de concluir um objetivo que envolva dinheiro — seja comprar um imóvel, automóvel, realizar uma viagem ou começar novos investimentos.
Dicas essenciais para controle de gastos
Se você está interessado em controlar os gastos e alcançar uma vida financeira mais estável, vamos mergulhar de cabeça nas dicas e te ajudar a tomar decisões financeiras mais controladas — e que estejam de acordo com seus planos de curto, médio e longo prazo. Isso, é claro, te abrirá portas para uma vida financeira mais tranquila:
1. Crie e siga um orçamento amigável:
Crie um orçamento realista, separando seus gastos por categorias. Isso é como um mapa que te mostra o caminho certo.
No orçamento, organize suas dívidas e compromissos financeiros de acordo com o que é fixo ou variável. Lembre-se também de distribuir e organizar considerando uma quantia que deve ser destinada a uma reserva de emergência e outra para planos futuros.
2. Use aplicativos de controle financeiro:
Existem diversos aplicativos que podem ajudar a controlar seus gastos e evitar dívidas. Eles permitem que você registre todas as suas despesas e rendimentos, facilitando o acompanhamento do orçamento.
Pensando em te ajudar ainda mais nessa etapa, preparamos uma lista com 5 ótimos aplicativos para controle financeiro: conheça os apps clicando aqui.
3. Tente fazer o desafio dos 30 dias:
Anote todos os gastos por 30 dias — até o cafezinho. Você vai se surpreender por saber quanto do seu dinheiro vai para cada coisa!
Além de te ajudar a visualizar o destino do dinheiro, essa prática será uma base importante para suas decisões futuras — como quando gastar, por qual motivo gastar e se o gasto é realmente necessário.
4. Lista de Compras:
Faça uma lista antes de ir ao mercado e siga ela — assim você evita comprar o que está fora da lista.
Dessa forma, além de comprar somente o que é necessário, você economiza e desenvolve uma relação saudável com o dinheiro, se comprometendo com suas economias e planos.
5. Pausa antes de comprar:
Quando quiser comprar algo não planejado, dê uma pausa e pense se é realmente necessário.
Além de economia, essa prática te ajuda no compromisso com seus objetivos financeiros de longo prazo — afinal, tudo o que é economizado no hoje, pode refletir no amanhã.
Como evitar ficar endividado: saindo do labirinto
Se você já caiu ou quer evitar cair no endividamento, pode contar com o apoio do SPC Brasil! Reunimos algumas dicas para que você não fique nas garras das dívidas novamente:
1. Plano de pagamento:
Se tiver dívidas, faça um plano de pagamento. É como traçar um mapa com a melhor rota para o destino desejado.
Nessa etapa da organização você pode, inclusive, utilizar os aplicativos de organização financeira que sugerimos anteriormente.
Antes de começar a organizar o plano de pagamento, você também pode consultar seu CPF para conferir se existem registros de dívidas desconhecidas: clique aqui e conte com as consultas do SPC Brasil
2. Cartão de crédito com moderação:
Use o cartão de crédito com controle. Ele é seu aliado, mas pode ser seu inimigo caso perca o controle.
Para garantir que o uso do cartão de crédito seja saudável, lembre-se de registrar todas as compras para acompanhar os gastos.
A cada compra, certifique-se de que ainda está dentro do limite de gastos que você estabeleceu para o mês — e de que a compra é realmente necessária.
3. Fundo para emergência financeira:
Ter uma reserva financeira é essencial para evitar dívidas. Esse fundo deve ser suficiente para cobrir suas despesas essenciais por três a seis meses no caso de um imprevisto.
Caso você não consiga criar uma reserva com o valor ideal, comece mesmo assim. Guarde mensalmente um valor que não impacte negativamente o seu orçamento, e que também te ajude a construir um futuro financeiro com estabilidade caso precise da reserva.
4. Prioridades financeiras:
Lembre-se de que suas necessidades básicas vêm antes dos desejos momentâneos.
Dito isto, lembre-se que o seu orçamento mensal deve cobrir até mesmo gastos não planejados, mas essas compras também devem ser feitas com foco nas prioridades estabelecidas.
5. Faça compras à vista:
Sempre que possível, opte por fazer compras à vista. Isso ajuda a evitar o acúmulo de dívidas e, muitas vezes, permite que você negocie descontos.
Comprar à vista também diminui as chances de acumular dívidas no cartão de crédito — facilitando sua organização financeira mensal.
Mais controle, menos estresse
Controlar os gastos e evitar dívidas pode parecer desafiador, mas com um pouco de organização e disciplina, é possível manter uma vida financeira saudável e sem estresse. Lembre-se: a chave está no conhecimento e nas escolhas inteligentes.
Siga um orçamento, evite gastos desnecessários, tenha um fundo de emergência, use o cartão de crédito com moderação e opte por compras à vista — e lembre-se que quando precisar de apoio, você pode contar com as dicas de soluções do SPC Brasil. Até a próxima!