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Perguntas frequentes

Encontre facilmente as respostas para as nossas perguntas mais frequentes.

Sobre o processo de notificação do registro de débito

Como fico sabendo que meu documento foi Registrado no SPC Brasil?

A notificação de registro de débito pode chegar para você via SMS, e-mail ou carta física. Essa notificação é enviada pelo SPC Brasil a pedido da empresa credora antes da sua dívida ser registrada em nossa base de dados de inadimplência, de acordo com o Código Defesa do Consumidor, artigo 43, § 2º.

Como posso saber se a notificação que recebi é confiável?

Você pode checar a validade da informação clicando aqui. É só preencher com o número do seu documento e a senha de acesso enviada no corpo da notificação.

Sobre como limpar o nome

Como descubro se meu nome está com restrições no SPC Brasil?

Você pode consultar seu nome de forma gratuita no aplicativo SPC Consumidor e também no Portal do Consumidor: https://cadastropositivo.spcbrasil.org.br/cadpos-consumidor-login/


Caso queira fazer consultas mais completas, acesse a Loja SPC Brasil: https://loja.spcbrasil.org.br/

Quanto tempo depois do pagamento a dívida/restrição é retirada do meu CPF?

A dívida pode sair do seu CPF em até 5 dias úteis após o pagamento. Caso esse prazo já tenha passado e a dívida continue ativa em seu CPF, recomendamos que entre em contato diretamente com a empresa com a qual negociou.


A dívida pode sair do seu CPF em até 5 dias úteis após o pagamento. Caso esse prazo já tenha passado e a dívida continue ativa em seu CPF, recomendamos que entre em contato diretamente com a empresa com a qual negociou. A exclusão de dívidas do cadastro de inadimplentes do SPC Brasil é solicitada pela empresa credora.

Quais dívidas podem ser negociadas no negociar dívida on-line, a plataforma de negociação do SPC Brasil?

Você pode negociar na plataforma apenas as dívidas disponibilizadas pelas empresas parceiras do SPC Brasil.

Não encontrei a empresa que tenho dívidas no site de vocês. O que devo fazer?

Caso tenha dívidas que não constem em nosso site, entre em contato diretamente com os credores. Além disso, você pode indicar a empresa pra gente no site: https://www.negociardivida.com.br/negociar/.


Quem sabe no futuro ela possa se tornar uma empresa parceira.

Paguei minha dívida, mas ainda consta a restrição. O que fazer?

A responsabilidade pela realização e pelo cancelamento de registros é do credor. Caso sua dívida ainda esteja ativa, procure o credor para entender o que está acontecendo.

Como encontro informações sobre o credor?

Para encontrar informações a respeito da empresa que efetivou a negativação de seu nome, é necessário que você compareça a uma Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) ou Associação Comercial (vinculada ao SPC Brasil), levando um documento de identificação com foto, e solicite uma consulta.

Para localizar o posto de atendimento mais próximo de sua região, por gentileza, acesse o link: Canais de Contato

Sobre o Score

O que é Score?

Score é uma pontuação de 0 a 1000 que indica seu comportamento de crédito. Ele é baseado nas informações de consultas e negativações relacionadas ao seu CPF ou CNPJ.

Quais são os benefícios do Score?

O Score oferece às empresas mais informações sobre seu histórico de pagamento, tornando a análise para concessão de crédito mais completa. Com uma boa pontuação de Score, você pode conseguir crédito com facilidade e boas condições de pagamento.

Como consulto meu Score?

Você pode consultar seu Score no aplicativo SPC Consumidor, disponível para Android e iOS, ou através do Portal do Consumidor do SPC Brasil: https://cadastropositivo.spcbrasil.org.br/cadpos-consumidor-login/

Como melhoro meu Score?

O Score reflete seu comportamento financeiro e, para alterá-lo e torná-lo melhor, é preciso mostrar que seus novos hábitos são saudáveis com o mercado.


Caso esteja com restrições, limpe seu nome utilizando a plataforma Negociar Dívida On-line, do SPC Brasil, ou diretamente com a empresa que realizou a negativação.


Vale lembrar que seu Score não aumenta automaticamente após o pagamento de suas pendências, ao longo do tempo sua nota acompanhará seu comportamento.


Além de quitar débitos pendentes, você pode melhorar sua nota de Score pagando suas contas em dia, pedindo crédito de forma consciente e mantendo seu Cadastro Positivo ativo.

Como É CALCULADO MEU SCORE

Para o cálculo do Score são utilizados dados cadastrais, informações do Cadastro Positivo e informações de consultas.


Com base nestas informações mencionadas, o modelo matemático de Score é estabelecido e, assim, são determinados o perfil de consumo e a pontuação de cada consumidor.

Sobre o Cadastro Positivo

Quais são os benefícios do Cadastro Positivo?

A adesão ao Cadastro Positivo passou a ser automática para todas as pessoas físicas e jurídicas em 2019. Os bancos de dados alimentam o histórico de crédito dos consumidores a partir das informações de adimplência — ou seja, dos débitos pagos —, e isso traz diversos benefícios para o consumidor: uma pontuação de Score de Crédito mais assertiva, chances maiores de obtenção de crédito, condições melhores na hora de comprar e muito mais. É importante destacar que somente empresas de comércio, bancos, financeiras e prestadores de serviços têm acesso aos dados dos consumidores, e as informações são utilizadas somente para análise, oferta ou aumento de crédito.

Consumidores e empresas que não pagam pontualmente serão prejudicados?

Caso você não pague em dia seus compromissos ou tenha alguma restrição em seu nome, o Cadastro Positivo não será impactado. Vale lembrar que no Cadastro Positivo não são anotadas as informações de inadimplência, apenas os dados de pagamento — ou seja, esses pagamentos vão para o seu Cadastro Positivo somente quando forem concluídos.

Quais são as desvantagens do Cadastro Positivo para o consumidor?

Não existe qualquer desvantagem em ter o Cadastro Positivo. As informações que constam nele são relativas ao seu hábito e perfil de pagamentos, e são analisadas durante uma avaliação de crédito. Assim, as contas que você pagou ou ainda está pagando podem te ajudar nessa análise.

Como sei se já estou inscrito no Cadastro Positivo?

A partir de Julho/2019 a inclusão no Cadastro Positivo passou a ser automática (Lei Complementar nº 166/19), ou seja, pessoas físicas e jurídicas passaram a fazer parte do Cadastro Positivo, sem a necessidade de autorização. As empresas enviam com as quais você tem relacionamento, enviam aos GBS seu histórico de pagamento e assim é aberto o Cadastro Positivo. Você será comunicado sobre a abertura em até 30 dias, via SMS, e-mail ou carta e caso desejar pode acionar qualquer um dos GBDs para solicitar o cancelamento ou mais informações.

Por que não consigo acessar o sistema do Cadastro Positivo? Quando poderei acessar?

No momento, bancos, instituições financeiras e empresas estão enviando informações dos consumidores para nossa base de dados. É possível que ainda não tenhamos recebido suas informações. Em breve, você será comunicado pelo correio, por e-mail ou SMS sobre a abertura do seu cadastro e o envio das suas informações.

Por que consigo acessar o Cadastro Positivo e ver minhas informações em outros sistemas, mas não vejo no do SPC Brasil?

Estamos desenvolvendo um portal dedicado exclusivamente ao Cadastro Positivo. Neste momento, estamos realizando estudos e analisando o comportamento do consumidor para entregar a melhor experiência.

Como cancelo e faço a reabertura do Cadastro Positivo?

Você pode cancelar o seu Cadastro Positivo das seguintes formas: No Portal do Consumidor, na área do usuário, você consegue realizar o cancelamento acesse aqui.

Entrando em contato com o SAC, por meio do e-mail: falecomcadastropositivo@spcbrasil.org.br, de segunda a sexta, exceto feriados, das 8h30 às 20h.

Como cancelo e faço a reabertura do Cadastro Positivo?

Você pode cancelar o seu Cadastro Positivo das seguintes formas: No Portal do Consumidor, na área do usuário, você consegue realizar o cancelamento acesse aqui.

Entrando em contato com o SAC, por meio do e-mail: falecomcadastropositivo@spcbrasil.org.br, de segunda a sexta, exceto feriados, das 8h30 às 20h.

Quais informações ficam armazenadas no Cadastro Positivo?

O Cadastro Positivo armazena as seguintes informações:

  • Dados cadastrais do consumidor;
  • Valor total da compra;
  • Valor total das parcelas;
  • Data de vencimento;
  • Data de pagamento;
  • Valor dos pagamentos.

Como meus dados são enviados para a base do Cadastro Positivo?

Seus dados chegam até nós pelas instituições financeiras e empresas com as quais você tem ou manteve alguma relação de compra. São essas informações que irão compor seu histórico de pagamentos. O processo de envio é gradual, ou seja, realizado aos poucos. Por isso, no momento, ao acessar o sistema do Cadastro Positivo, talvez você não encontre todas as informações que procura.

Quais informações não constam no Cadastro Positivo?

No Cadastro Positivo, não podem constar quaisquer informações desvinculadas da análise de crédito do consumidor, nem informações sensíveis. Veja alguns exemplos de informações que não constam: compras realizadas com o empréstimo adquirido, características do bem adquirido (cor, modelo, marca, ano, etc.), dados relacionados à telefonia pós-paga. Além disso, as operadoras de cartão de crédito não informarão os produtos ou serviços adquiridos por você.

Como faço para consultar meu histórico de pagamentos do Cadastro Positivo?

Para consultar suas informações no Cadastro Positivo, cadastre-se ou faça login no sistema com seu usuário e senha. Acesse aqui

Meu score será modificado pelos dados positivos?

Sim. Contudo, as mudanças dependerão da forma e da quantidade das informações que serão fornecidas pelas empresas (fontes), entre outras condições específicas. De todo modo, ressaltamos que é recomendável o contato com seus credores, assim como um contato ativo e saudável com o mercado, que ao longo do tempo sua nota acompanhará seu comportamento. É crucial também ressaltar que o score não é o responsável pela concessão de crédito, pois cada credor tomará sua decisão baseando-se nas políticas internas de sua empresa.

Quem pode consultar minhas informações?

Somente você e as empresas com quem você tem, teve ou pretender ter relação comercial ou de crédito podem acessar suas informações. As empresas somente poderão acessar o seu histórico de pagamentos se você permitir, para autorizar uma empresa a consultar seu histórico de pagamentos ou ainda solicitar a revogação de uma autorização concedida anteriormente entre em contato com o SAC por meio do e-mail: falecomcadastropositivo@spcbrasil.org.br, de segunda a sexta, exceto feriados, das 8h30 às 20h

Como serão utilizadas minhas informações disponíveis no Cadastro Positivo?

Seus dados chegam até nós pelas instituições financeiras e empresas com as quais você tem ou manteve alguma relação de compra. São essas informações que irão compor seu histórico de pagamentos. O processo de envio é gradual, ou seja, realizado aos poucos. Por isso, no momento, ao acessar o sistema do Cadastro Positivo, talvez você não encontre todas as informações que procura.

As informações do meu Cadastro Positivo podem ser utilizadas com outras finalidades?

Não. Ao aderir ao Cadastro Positivo, você não estará autorizando o uso de seus dados para envio de promoções, e-mail marketing, SMS ou similares.

Qual é o período de pagamentos que fica disponível no banco de dados do Cadastro Positivo?

O SPC Brasil, assim como as demais empresas gestoras de dados, disponibiliza informações de pagamentos relativas aos últimos 12 meses.

Por quanto tempo minhas informações ficam armazenadas no banco de dados do Cadastro Positivo?

As informações ficam armazenadas por, no máximo, 15 anos. Após esse prazo, seus dados são automaticamente excluídos.

O Cadastro Positivo é pago?

Não. Tanto a inscrição no Cadastro Positivo quanto a consulta do seu histórico de pagamento são serviços oferecidos gratuitamente.

Existe alguma lei que regulamente o Cadastro Positivo?

Sim. A Lei nº 12.414/11, regulamentada pelo Decreto nº 9.936/2019 e pela Lei Complementar 166/2019. Saiba mais sobre a lei

Quais são meus direitos ao aderir ao Cadastro Positivo?

Garantidos pela Lei 12.414/11, regulamentada pelo Decreto nº 9.936/2019, seus direitos são:

  • Acesso gratuito a todas as informações existentes no banco de dados, inclusive seu histórico de crédito, no momento da solicitação.
  • Solicitar o compartilhamento das informações do seu cadastro com outros bancos de dados a qualquer momento.
  • Solicitar alteração ou exclusão de qualquer informação do seu cadastro incluída erroneamente.
  • Conhecer os principais critérios considerados para análise de crédito, resguardado o segredo empresarial.
Qual é a principal diferença entre o cadastro negativo e o positivo?

O cadastro negativo contém informações de inadimplência, ou seja, compromissos financeiros que não foram pagos no tempo e modo acordados. O Cadastro Positivo, por sua vez, apresenta o histórico dos compromissos ou operações de crédito que você já pagou ou ainda está pagando.

O Cadastro Positivo é controlado pelo Governo Federal?

Não. A administração da base de dados é feita por instituições homologadas pelo Banco Central e autorizadas a operar o Cadastro Positivo, como acontece com o SPC Brasil.

O que acontece se eu cancelar o meu Cadastro Positivo?

Ao optar pelo cancelamento do Cadastro Positivo, as informações saem automaticamente do banco de dados e não ficam mais acessíveis para a consulta, seja do próprio consumidor ou das empresas que concedem crédito.As informações excluídas também não participam da composição da nota do score. Ao receber a solicitação de exclusão do Cadastro Positivo, o SPC Brasil fica obrigado a atendê-la e compartilhar com os demais gestores, para que estes também atendam a solicitação no prazo de até 2 dias úteis.

Assim as empresas que vão conceder crédito terão acesso a menos informações sobre você. Como resultado, aumenta a possibilidade dessa empresa conceder crédito com maiores taxas de juros, pois somente terá acesso às contas que você deixou de pagar

Ainda tenho dúvidas, como solicitar reabertura e/ou correção dos meus dados do Cadastro Positivo?

Ao optar pelo cancelamento do Cadastro Positivo, as informações saem automaticamente do banco de dados e não ficam mais acessíveis para a consulta, seja do próprio consumidor ou das empresas que concedem crédito.As informações excluídas também não participam da composição da nota do score. Ao receber a solicitação de exclusão do Cadastro Positivo, o SPC Brasil fica obrigado a atendê-la e compartilhar com os demais gestores, para que estes também atendam a solicitação no prazo de até 2 dias úteis.

Assim as empresas que vão conceder crédito terão acesso a menos informações sobre você. Como resultado, aumenta a possibilidade dessa empresa conceder crédito com maiores taxas de juros, pois somente terá acesso às contas que você deixou de pagar

Ainda tenho dúvidas, como solicitar reabertura e/ou correção dos meus dados do Cadastro Positivo?

Se você ainda tem dúvidas sobre o Cadastro Positivo, deseja cancelar, solicitar reabertura ou até mesmo solicitar a correção de alguma informação do seu histórico você pode entrar em contato com o SPC através dos canais digitais.


SAC

Em atendimento as orientações da Organização Mundial da Saúde visando contribuir com a contenção do Coronavírus (COVID-19) e com o bem estar de todos até o fim da pandemia, o SAC prestará atendimento exclusivamente por meio do e-mail: falecomcadastropositivo@spcbrasil.org.br, de segunda a sexta-feira das 8h30 às 20h, exceto em feriados nacionais.


Portal do Consumidor

No portal do consumidor você em mais informações sobre o Cadastro Positivo além de poder consultar o seu histórico de pagamentos, realizar o cancelamento, visualizar seu score e muito mais. Clique aqui e saiba mais

Sobre o Portal do Consumidor

Como acesso o Portal do Consumidor?

Você pode acessar o Portal do Consumidor no site do SPC Brasil: Cadastro Positivo.

Como funciona o portal do consumidor?

É muito simples! Basta criar um login com seu CPF, dados pessoais e senha no primeiro acesso, e então você já pode aproveitar todas as facilidades do Portal do Consumidor. Confira um vídeo rápido sobre como funciona: https://vimeo.com/512504472/7d068ce943

Está dando um erro no meu token. O que fazer?

Caso esteja com dificuldades para acessar o Google Authenticator, sugerimos que desinstale e instale o aplicativo novamente.

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