Como economizar dinheiro: 12 dicas práticas
Você já utilizou uma planilha para te ajudar a juntar dinheiro mensal ou pesquisou dicas sobre como economizar dinheiro? Nós sabemos que toda dica é valiosa quando o bolso aperta, então, vem com o SPC Brasil se você quer aprender mais sobre o assunto!
Economizar dinheiro gastando pouco pode parecer complicado no começo, mas, acredite: quando você começa a acompanhar as finanças, fica mais fácil identificar e reduzir os maiores gastos.
Para te ajudar nessa missão de simplificar e economizar, preparamos 12 dicas práticas que te ajudarão a melhorar a relação com o dinheiro.
Qual é a melhor maneira de economizar dinheiro?
A verdade é que economizar dinheiro pode parecer um grande desafio. De acordo com pesquisas recentes da CNDL e SPC Brasil, oito em cada dez brasileiros não sabem como controlar as próprias despesas — e mais de um terço desconhecem o valor das contas que vencem no próximo mês.
Além de indicar que os brasileiros precisam desenvolver uma relação mais saudável com o dinheiro, esses números mostram que a melhor maneira de economizar pode variar de pessoa para pessoa, afinal, é preciso conhecer as despesas.
Para isso será necessário considerar seu salário mensal, observar os gastos fixos e revisar o planejamento financeiro. O importante é que você comece a economizar de acordo com as possibilidades.
Como economizar dinheiro: 12 dicas valiosas de quem entende do assunto
1. Mapeie os gastos do dia a dia
Busque estratégias para entender onde e como o seu dinheiro é utilizado. Você pode mapear os gastos do dia a dia e decidir onde realmente vale gastar.
2. Determine objetivos e prazos
Entender como economizar dinheiro é apenas um detalhe: o mais importante é ter um objetivo em mente, pois ele te ajudará a manter o foco na economia. Quer viajar mais? Comprar um imóvel? Criar uma reserva para o futuro? Defina o objetivo e vá com foco!
3. Elabore um planejamento
Fazer um planejamento financeiro é um dos primeiros passos para entender a importância de economizar e saber por onde começar. O planejamento indicará para quais finalidades e quanto do seu dinheiro está comprometido.
Planeje suas finanças entendendo o risco de crédito. Consulte seu CPF ou CNPJ com segurança no SPC Brasil e economize com inteligência: clique aqui!
4. Use a regra dos 50 30 20
A regra dos 50, 30 e 20 funciona como um método de organização para a sua renda. Basta dividir seu dinheiro em 3 categorias principais:
- 50% para as necessidades: 50% para necessidades básicas como alimentação, moradia, transporte e outras;
- 30% para os desejos pessoais: aqui fica o dinheiro destinado a bens de consumo e serviços não-essenciais, como assinaturas de canais e revistas;
- 20% para poupança e pagamento de dívidas: este dinheiro será reservado para quitar dívidas, montar uma reserva para o futuro ou investir.
Aplicou a regra nas suas finanças e viu que o orçamento está desequilibrado entre as 3 categorias?
Observe os gastos e veja onde você consegue fazer uma redução ou corte. O objetivo, além de aprender como economizar dinheiro, é gastar menos do que você ganha.
5. Encontre opções econômicas
Sabe aquele plano de celular que você nunca usa por completo e paga caro? Ou aquele canal da tv que você assinou e quase não assiste? Essas são despesas que você pode rever e, quem sabe, encontrar alternativas de como economizar dinheiro.
6. Invista o dinheiro
Sobrou dinheiro? Mesmo que seja uma pequena quantia, você pode investir. No futuro, além de saber como economizar dinheiro, você saberá como fazê-lo render.
7. Evite a impulsividade
Não adianta entender como economizar dinheiro e não aplicar as dicas no dia a dia, né? Por isso, é muito importante evitar compras por impulso.
8. Procure por promoções
Se você já sabe como economizar dinheiro, está na hora de substituir as compras comuns pelas compras inteligentes. Isso não significa parar de comprar, mas começar a comprar pesquisando pelos melhores preços.
Pretende fazer uma compra de valor considerável? Pesquise os preços em lojas físicas e digitais, e compare antes de comprar.
9. Pague as contas dentro do prazo
Essa é uma dica muito simples: contas pagas no prazo são iguais a menos juros e negociações pela frente.
10. Economize os gastos com alimentação
Todos temos aquele restaurante favorito, mas que pode acabar custando uma parte importante do nosso dinheiro, não é mesmo?
Vamos supor que uma ida ao seu restaurante favorito custe entre R$70 e R$100. Agora, pense em quantas vezes você tem este gasto dentro de um mês. Depois disso, observe quantas refeições você poderia fazer em casa com essa mesma quantia de dinheiro.
Aqui a dica é muito simples: não deixe de comer aquilo que você gosta — afinal, alimentação é um dos prazeres da vida —, mas escolha um ou dois dias especiais para ir até esse restaurante. Você verá que diminuir a frequência de gastos médios também faz muita diferença.
11. Use o cartão de crédito com moderação
Uma dica muito importante é: pense no seu cartão de crédito como um dinheiro que você ainda não tem — e mesmo que precise utilizar, faça com moderação. O ideal é não gastar mais do que se consegue pagar.
12. Reduza os valores das dívidas renegociando
Agora que você já sabe como economizar — ou como dar os primeiros passos —, está na hora de reduzir as dívidas atuais. Você pode começar entrando em contato com as instituições credoras e solicitando uma renegociação.
Comece a cuidar da saúde financeira consultando seu CPF e conhecendo as soluções do SPC Brasil: clique aqui!
Vá além de aprender como economizar dinheiro com o SPC Brasil!
Planejamento, mapeamento de gastos, regra 50, 30 e 20, investimentos, promoções, renegociações e muito mais: agora você já está munido de informações preciosas pra colocar em prática as dicas de como economizar dinheiro. Quer mais dicas para melhorar a saúde financeira? Confira outros artigos na categoria Educação financeira do Blog SPC Brasil!
Hoje ficamos por aqui, mas em breve voltamos com mais informação sobre finanças e crédito pra você!