Logo do SPC Brasil
Quer saber como se recuperar de dívidas em atraso? Confira as principais estratégias para sair dessa situação e melhorar sua saúde financeira!

8 estratégias para recuperação de dívidas em atraso

Quem nunca teve aquele mês em que os boletos se acumularam como se tivessem feito uma festa na caixa de correio?

Apesar das tentativas de manter uma vida financeira saudável e com gastos controlados, as dívidas em atraso podem acontecem por fatores como esquecimento, dívidas não previstas e outros.

Apesar do endividamento gerar desequilíbrio nas finanças, é possível modificar esse cenário e recuperar o controle sobre seus gastos e pagamentos: hoje o SPC Brasil vai te explicar as consequências do atraso e te ajudar a criar estratégias inteligentes de recuperação. Vamos lá?

Endividamento e boletos atrasados – como eles acontecem?

As dívidas em atraso acontecem quando aquele boleto ou fatura que você deveria ter pago ainda está fazendo um tour pela sua mesa ou gaveta. É como se você estivesse numa pista de obstáculos financeiros e precisasse escolher qual obstáculo superar primeiro – e é aqui que nós chegamos para ajudar.

Lidando com as 3 consequências das dívidas

As dívidas em atraso não passam despercebidas. Elas costumam deixar uma trilha de consequências que vão além do prejuízo financeiro.

Confira, a seguir, as possíveis consequências das dívidas e como lidar com elas de forma tranquila e bem planejada:

1. Juros e multas:

Juros altos e multas podem se acumular mais rápido do que você imagina. Eles podem variar de acordo com o valor de pagamento em aberto e o tempo de atraso.

Para essa situação, a dica é acompanhar as taxas de juros e multa, observando o impacto financeiro que determinadas dívidas podem gerar no seu orçamento.

2. Negativação:

A maioria das pendências financeiras possuem um prazo para pagamento da dívida. Se você não conseguir resolver as pendências, seu nome pode ficar negativado nos órgãos de proteção ao crédito. Isso significa mais dificuldade para conseguir crédito para empréstimos, financiamentos e compras futuras.

Neste caso, a dica principal para evitar a negativação é retomar o controle sobre as dívidas e entender a situação atual das suas finanças: consulte seu CPF no banco de dados do SPC Brasil clicando aqui e entenda detalhes sobre seu documento.

Você também pode conferir algumas dicas do SPC Brasil para começar seu planejamento financeiro clicando aqui.

3. Redução de Score de Crédito:

O Score de Crédito é como uma medalha que você precisa polir. Dívidas atrasadas podem arranhar essa medalha e dificultar futuros empréstimos ou financiamentos. Quanto mais estável e saudável for o seu Score de Crédito, maiores serão as possibilidades de crédito.

Clique aqui e consulte seu Score de Crédito no App SPC Consumidor.

Se você quer entender mais sobre Score de Crédito — como o que é, para que serve e como funciona —, conte com o SPC Brasil: clique aqui e conheça os detalhes que reunimos para você.

Dívidas também podem afetar o Score do seu CNPJ no caso de inadimplência por contas empresariais. Se este é o seu caso, confira as soluções do SPC Brasil para empresas clicando aqui.

Conheça algumas dicas para aumentar seu Score de Crédito.

Criando uma estratégia inteligente de recuperação

Chegou a hora de arregaçar as mangas e traçar um plano de ação para retomar o controle sobre as dívidas. Aqui estão algumas estratégias para você se reerguer e organizar as finanças com calma e objetividade:

1. Encare a realidade:

Analise suas dívidas e faça um levantamento honesto da situação. Conhecer o tamanho do desafio é o primeiro passo.

Para conferir a situação atual da sua dívida, faça a consulta de CPF no SPC Brasil e Serasa. Com a consulta do SPC Brasil você já recebe propostas com descontos para regularização do saldo devedor.

Para começar sua análise, faça uma lista das dívidas em aberto e confira quais você consegue quitar primeiro.

Quer consultar o CPF de outra pessoa? Clique aqui e conheça a consulta de terceiros na Loja SPC Brasil.

2. Negocie:

Entre em contato com os credores e negocie condições de pagamento. Por muitas vezes eles estão mais dispostos a colaborar do que você imagina, e acabam fornecendo condições de pagamento que cabem no seu bolso e orçamento mensal.

Você também pode contar com o apoio do SPC Brasil pra acabar com as dívidas: consulte restrições em seu CPF ou CNPJ clicando aqui!

Não consegue se comunicar com a empresa para começar a negociação? Veja como encontrar empresa pelo CNPJ clicando aqui.

3. Priorize:

Coloque as dívidas com juros e multas mais altos no topo da sua lista. Abater essas dívidas primeiro pode fazer uma grande diferença, já que os juros continuariam correndo e o valor, ao longo do tempo, poderia representar uma quantia superior a outras dívidas.

4. Corte gastos:

Reveja seu orçamento e corte gastos desnecessários.

Sabe aquela compra que você fez e não precisava fazer? Ou aquele dinheiro que foi gasto sem uma necessidade real? Esses são considerados gastos desnecessários.

Quando você decide cortar esses gastos, fazendo compras mais conscientes e responsáveis, o dinheiro economizado pode ser direcionado para quitar dívidas.

5. Crie um plano:

Monte um plano de pagamento com prazos e valores. Isso ajuda a manter o foco e a motivação.

Além de te ajudar a sair das dívidas, o plano pode te ajudar a economizar e começar a realizar outros sonhos que envolvam suas finanças!

Dívidas superadas e aprendizado conquistado

Gostou das nossas dicas? Seguindo estes passos você estará pronto para enfrentar as dívidas em atraso.

Lembre-se que cada tropeço é uma oportunidade de aprender e crescer: com disciplina, negociação e paciência, você pode recuperar o controle financeiro e dar a volta por cima. Sua determinação é a protagonista dessa história – não deixe que as dívidas afetem sua saúde financeira!

E se você tem uma empresa e quer conceder crédito com segurança, evitando a inadimplência dos clientes, conheça nossa solução de análise de crédito.

Continue contando com o SPC Brasil para mais dicas e informações. Até a próxima!

24/01/2024

    Acesso rápido

  1. 8 estratégias para recuperação de dívidas em atraso
  2. Endividamento e boletos atrasados – como eles acontecem?
  3. Lidando com as 3 consequências das dívidas
  4. Criando uma estratégia inteligente de recuperação
  5. Dívidas superadas e aprendizado conquistado

Assuntos relacionados

Blog SPC Brasil: mais conhecimento, saúde financeira e informação de qualidade pra você!

Cobrança Extrajudicial: o que é e o que fazer?

Cobrança Extrajudicial: o que é e o que fazer?

25/11/2024

Leia este texto e entenda o que é a cobrança extrajudicial, o que fazer, ass consequências e muito mais. Clique aqui!

Moeda Drex: o que você precisa saber sobre o Real Digital do BC

Moeda Drex: o que você precisa saber sobre o Real Digital do BC

27/11/2024

Saiba o que é a moeda Drex, como funciona e por que o Real Digital será inovador para o Brasil. Clique aqui!

10 Ideias do que vender no Natal para lucrar no fim de ano

10 Ideias do que vender no Natal para lucrar no fim de ano

26/11/2024

Confira 10 ideias lucrativas de produtos para vender neste Natal e aumentar os lucros de fim de ano!