Negativação: entenda como um nome é negativado
A “negativação”, o registro de dívidas ou apontamento são termos que podem assustar muitas pessoas, mas entender como funciona é o primeiro passo para manter a sua saúde financeira — e como você já sabe, o SPC Brasil é seu parceiro nessa missão.
Neste artigo, vamos explorar o que significa ter o nome negativado, como isso acontece, e o que você pode fazer a respeito para resolver isso. Vamos lá!
O que é a negativação?
Negativação é o registro formal da inadimplência de uma pessoa física ou jurídica em sistemas de proteção ao crédito, como o SPC Brasil.
Esse registro acontece quando há atraso ou falta de pagamento de uma dívida, e o termo 'negativado' indica que o consumidor ou empresa possui pendências financeiras. Isso pode resultar em limitação de acesso ao crédito, financiamentos e compras a prazo.
A negativação serve como um alerta para o mercado, indicando que aquele CPF ou CNPJ apresenta riscos de não cumprimento de compromissos financeiros.
Como funciona o processo de negativação?
O processo de negativação inicia quando o devedor não efetua o pagamento de uma dívida dentro do prazo acordado com o credor.
Após tentativas de cobrança e sem sucesso na regularização do débito, o credor pode encaminhar os dados do inadimplente para o registro em órgãos de proteção ao crédito, como o SPC Brasil. Antes disso, entretanto, existem etapas a serem seguidas:
Registro da dívida: caso não exista pagamento ou acordo, o credor procederá com o registro da inadimplência nos órgãos de proteção ao crédito. Esse registro incluirá informações como valor da dívida, data de vencimento e dados do devedor.
Quer consultar possíveis registros no seu nome? Conheça a consulta de CPF na Loja SPC Brasil clicando aqui!
Notificação do devedor: o credor deve comunicar ao devedor sobre a dívida e a intenção de negativação. A notificação pode acontecer via SMS, e-mail ou carta física e, ao ser emitida, o consumidor terá aproximadamente 10 dias para contatar o credor para negociação, evitando a publicidade deste débito. Entenda melhor a seguir.
• Correspondência: o consumidor receberá no seu endereço informado a correspondência física com informações sobre a dívida incluída e registrada pelo credor, bem como dados para contato e regularização;
• E-mail: o credor escolhe o envio da notificação pelo endereço eletrônico e a notificação será enviada no e-mail de cadastro do cliente, com informações necessárias e detalhadas da dívida registrada e o meio de contato para regularização;
• SMS: quando o credor escolhe o envio da notificação por SMS, a comunicação é disparada no número de telefone celular que foi incluído no cadastro do cliente. Ele receberá uma mensagem eletrônica com a informação do registro da dívida e o link para acessar as informações detalhadas da dívida registrada, assim como o meio de contato para regularização.
Ativação da negativação: após a inclusão do nome na lista de inadimplentes, a informação fica acessível para consultas caso o consumidor não regularize sua dívida no prazo estipulado na comunicação. Neste caso, outras empresas poderão realizar uma consulta antes da concessão de crédito ou realização de negócios.
Você pode entender ainda melhor como funciona o processo de negativação com o vídeo a seguir, feito pela Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC). Confira clicando aqui!
Quem deve notificar o devedor acerca da negativação?
A responsabilidade de notificar o devedor sobre a negativação é do credor, ou seja, da empresa ou entidade que o devedor manteve relação comercial e que detém o crédito não pago.
Essa notificação deve ser clara e objetiva, contendo informações sobre a dívida e as consequências da não regularização, além de oferecer ao devedor uma última oportunidade para o pagamento ou negociação antes da efetivação da negativação.
A lei brasileira, por meio do Código de Defesa do Consumidor (CDC), assegura ao devedor o direito à informação prévia e adequada antes de seu nome ser negativado, garantindo assim transparência e legalidade no processo de cobrança.
No caso de notificações enviadas em nome do SPC Brasil, é fundamental que você verifique diretamente no nosso site oficial, garantindo assim mais segurança e efetividade na resolução.
Além disso, o devedor poderá procurar a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) mais próxima de sua localidade. A lista com os endereços pode ser encontrada no site oficial do SPC Brasil.
Caso não consiga entrar em contato com a pessoa ou empresa devedora você pode usar a solução do SPC Brasil para localizar pessoas pelo CPF ou localizar empresa pelo CNPJ.
Quer verificar a situação de um CNPJ? Confira aqui.
Como conferir se a notificação que recebi é verdadeira?
No caso de notificações enviadas pelo SPC Brasil, você confere a partir de um código. Ao receber a notificação por carta, e-mail ou SMS, você encontrará um código único que permite acessar uma área segura do site para confirmar os detalhes da dívida. Para conhecer a área segura, clique aqui.
Este procedimento é uma medida importante para proteção contra fraudes, garantindo que a comunicação sobre dívidas inadimplentes seja legítima.
Assim, reforçamos o compromisso com a transparência e a segurança na comunicação de informações financeiras.
Qual o prazo para negativar o nome?
Após o vencimento de uma dívida, o credor tem um período para tentar a cobrança direta com o devedor antes de proceder com a negativação.
Embora não exista um prazo comum em todo o nosso território para que uma dívida seja negativada, as empresas costumam adotar práticas comuns baseadas em suas políticas internas e na natureza do débito, além de atender algumas legislações estaduais que disciplinam o prazo a ser praticado.
Desta forma, o prazo pode variar de 10 a 90 dias após o atraso do pagamento, dependendo então da legislação local.
Durante esse período, espera-se que o credor notifique o devedor sobre a dívida e ofereça oportunidades para que a situação seja regularizada antes de efetuar a negativação junto aos órgãos de proteção ao crédito.
Qual a diferença entre protesto e negativação?
Embora ambos sejam mecanismos de cobrança e tenham impactos negativos na capacidade de crédito do devedor, protesto e negativação são procedimentos diferentes.
O protesto é um ato formal realizado em cartório que comprova a inadimplência de uma obrigação documentada, como cheques, notas promissórias e duplicatas.
Trata-se de um procedimento de caráter público, isto é, ele pode ser consultado por qualquer pessoa, sendo uma medida mais séria e que pode levar a restrições mais amplas no acesso a créditos e serviços.
A negativação, por outro lado, refere-se ao registro do nome do devedor em listas de inadimplentes mantidas por órgãos de proteção ao crédito.
Trata-se, portanto, de um lembrete aos credores sobre o risco de crédito daquela pessoa ou empresa, podendo restringir a obtenção de financiamentos, empréstimos, compras a prazo e outros.
Entenda a importância de consultar se seu nome está negativado
Manter-se informado sobre a situação do seu nome em órgãos de proteção ao crédito não é apenas uma medida de precaução, mas uma estratégia essencial para a gestão eficaz das suas finanças. Aqui estão os principais motivos:
Manter a organização financeira
A consulta regular ajuda a manter o controle sobre suas finanças, permitindo que você tenha uma visão clara da sua situação financeira atual.
Isso, por sua vez, facilita o planejamento de pagamentos, evita surpresas desagradáveis e auxilia na elaboração de um orçamento que considere todas as suas obrigações financeiras.
Monte um plano de pagamento com prazos e valores. Isso ajuda a manter o foco e a motivação.
Para se planejar e garantir uma boa reputação quando o assunto é crédito, faça também seu cadastro de consumidor positivo e conte com o SPC Brasil.
Reconhecer e pagar dívidas rapidamente
Identificar dívidas em aberto permite que você tome providências imediatas para negociar ou quitá-las, evitando o acúmulo de juros e multas. Isso não só ajuda a melhorar seu Score de Crédito, mas também evita o superendividamento.
Verificar se há negativação indevida
Erros acontecem, e seu nome pode ser negativado por engano pelo credor devido a fraudes ou erros administrativos.
Consultar regularmente permite identificar e resolver essas questões rapidamente, protegendo seu crédito e evitando transtornos.
Evitar superendividamento
Estar ciente das suas dívidas atuais e potenciais negativações pode te ajudar a evitar a contração de novos débitos que não poderão ser honrados, prevenindo o ciclo vicioso do superendividamento.
A conscientização sobre sua situação financeira real é importante para tomar decisões de crédito responsáveis.
E como descobrir se você está negativado no SPC Brasil?
Para verificar se seu nome está registrado ou negativado no nosso banco de dados, siga estes passos:
1. Acesse a Loja SPC Brasil e clique em Consulta de CPF;
2. Preencha os dados de cadastro, confirme sua conta e acesse com login e senha;
3. Após o cadastro, você pode acessar a plataforma para verificar se há registros de inadimplência associados ao seu CPF.
É importante realizar essas consultas periodicamente para gerenciar sua saúde financeira e, caso encontre registros indevidos, buscar a regularização o quanto antes.
Clique aqui e faça a consulta de CPF e CNPJ no SPC Brasil agora mesmo!
Pronto para renegociar e cuidar da sua saúde financeira?
A verdade é que manter a vida financeira organizada pode parecer complicado, mas, com as dicas certas, você consegue chegar lá!
Além das consultas e soluções disponíveis na Loja SPC Brasil, conte sempre com nosso Blog para entregar informação de qualidade e te ajudar a cuidar do seu nome e crédito. Até a próxima!