O Cadastro Positivo permite que lojistas e instituições financeiras analisem os pagamentos que você realiza, e não somente as restrições existentes no seu nome. Além disso, ele pode ajudar você a organizar as suas finanças, já que você poderá ver todo seu histórico de pagamentos. Veja mais benefícios.
Mesmo que você não pague em dia, ou mesmo tenha restrições em seu nome, o Cadastro Positivo traz benefícios para você, já que a análise do seu perfil será mais justa, pois será levado em consideração todos os pagamentos efetuados.
Não há qualquer desvantagem, já que as informações que constam no Cadastro Positivo são apenas relativas às contas que você pagou ou ainda está pagando.
As empresas gestoras de banco de dados vão comunicar você em até 30 dias a partir da abertura do cadastro.
Você poderá solicitar o cancelamento e reabertura do seu cadastro por atendimento telefônico, físico e eletrônico:
SAC, por meio do telefone 0800 887 9105, de segunda a sexta, exceto feriados, das 8h30 às 20h.
Você pode solicitar o cancelamento ou a reabertura do Cadastro Positivo por três canais:
SAC, por meio do telefone 0800 887 9105, de segunda a sexta, exceto feriados, das 8h30 às 20h. .
O Cadastro Positivo armazena as seguintes informações:
O histórico armazena as informações de pagamento de:
Não podem constar no Cadastro Positivo quaisquer informações desvinculadas à análise de crédito do consumidor e informações sensíveis. Exemplos: compras realizadas com o empréstimo adquirido, características (cor, modelo, marca, ano, etc.) do bem adquirido, e quaisquer dados relacionados a telefonia pós-paga. As operadoras de cartão de crédito não informarão os produtos ou serviços adquiridos por você.
Para consultar suas informações no Cadastro Positivo, cadastre-se ou faça login no sistema com seu usuário e senha .
Sim. Contudo, as mudanças dependerão da forma e da quantidade de informações a serem fornecidas pelas empresas (fontes), dentre outras condições específicas.
Somente você e as empresas com quem você tem, teve ou pretender ter relação comercial ou de crédito podem acessar suas informações. Importante informar que nesse caso, somente se você permitir.
Suas informações só podem ser utilizadas para:
Não. Ao aderir ao Cadastro Positivo, você não estará autorizando o uso dos seus dados para envio de promoções, e-mail marketing, SMS ou similares.
O SPC Brasil, assim como as demais empresas gestoras de dados, deixarão disponíveis suas informações de pagamentos relativas aos últimos 12 meses.
As informações ficam disponíveis pelo período máximo de 15 anos. Expirado esse prazo, seus dados são automaticamente excluídos.
Não. Tanto a inscrição no Cadastro Positivo quanto a consulta do seu histórico de pagamento são serviços oferecidos gratuitamente.
Sim. A Lei nº 12.414/11, regulamentada pelo Decreto nº 9.936/2019 e pela Lei Complementar 166/2019.
Seus direitos estão garantidos pela Lei 12.414/11, regulamentada pelo Decreto nº 9.936/2019, da qual destacamos:
O cadastro negativo contém informações de inadimplência, ou seja, compromissos financeiros que não foram pagos no tempo e modo acordados. O Cadastro Positivo, por sua vez, apresenta o histórico das dívidas ou operações de crédito que você já pagou ou ainda está pagando.
Não. O Cadastro Positivo é administrado por empresas privadas de bancos de dados, como o SPC Brasil.