Dúvidas Frequentes
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1. Quais benefícios o Cadastro Positivo oferece para minha empresa?
O Cadastro Positivo permite que lojistas e instituições financeiras analisem os pagamentos que os consumidores realizam, e não somente as restrições existentes. Além disso, ele pode ajudar na concessão de crédito com segurança, já que é possível visualizar o histórico de crédito. Veja mais benefícios.
3. Quais são as desvantagens do Cadastro Positivo para as empresas?
Não há qualquer desvantagem. As informações que constam no Cadastro Positivo são relativas às contas que o consumidor pagou ou ainda está pagando, e servem para apoiar as empresas na hora de vender e fazer negócios com mais segurança.
4. Quais informações ficam armazenadas no Cadastro Positivo?
O Cadastro Positivo armazena as seguintes informações:
- Dados cadastrais do consumidor
- Valor total da compra
- Valor total das parcelas
- Data de vencimento
- Data de pagamento
- Valor dos pagamentos
5. Que tipo de informação fica armazenada no histórico de pagamentos?
O histórico armazena as informações de pagamento de:
- Financiamentos
- Compras a prazo
- Contas de água, luz, gás, telefone (exceto pós-pago)
- Assistência médica e odontológica
- Internet e TV por assinatura
- Mensalidade escolar
- Administradoras de cartões e instituições financeiras
6. Quais informações não constam no Cadastro Positivo?
O Cadastro Positivo não conta com informações que não sejam relacionadas à análise de crédito do consumidor e dados sensíveis. Exemplos: compras realizadas com o empréstimo adquirido, características (cor, modelo, marca, ano, etc.) do bem adquirido, e dados relacionados a telefonia pós-paga.
7. Como faço para consultar o histórico de pagamentos de consumidores no Cadastro Positivo?
Cadastre-se ou faça login no sistema com seu usuário e senha para consultar informações no Cadastro Positivo.
8. O Score de Crédito do consumidor será modificado pelos dados positivos?
Sim. Contudo, as mudanças dependerão da forma e da quantidade de informações a serem fornecidas pelas empresas (fontes), dentre outras condições específicas.
9. Quem pode consultar o histórico de crédito dos consumidores?
Somente o próprio consumidor e as empresas com quem ele tem, teve ou pretender ter relação comercial ou de crédito podem acessar as informações.
10. Como serão utilizadas as informações disponíveis no Cadastro Positivo?
As informações só podem ser utilizadas para:
- Realizar análise de crédito;
- Oferecer ou aumentar o crédito;
- Fazer vendas a prazo ou outras transações comerciais.
11. As informações do Cadastro Positivo podem ser usadas com outra finalidade além das listadas acima?
Não. Ao aderir ao Cadastro Positivo, o consumidor não estará autorizando o uso dos seus dados para envio de promoções, e-mail marketing, SMS ou similares.
12. Qual é o período dos pagamentos que estará disponível no banco de dados do Cadastro Positivo?
O SPC Brasil, assim como as demais empresas gestoras de dados, deixarão disponíveis informações de pagamentos do consumidor relativas aos últimos 12 meses.
13. Por quanto tempo as informações ficam armazenadas no banco de dados do Cadastro Positivo?
As informações do consumidor ficam disponíveis pelo período máximo de 15 anos. Expirado esse prazo, os dados são automaticamente excluídos.
14. O Cadastro Positivo é pago?
Não. Tanto a inscrição no Cadastro Positivo quanto a consulta do histórico de pagamento são serviços oferecidos gratuitamente.
15. Existe alguma lei que regulamenta o Cadastro Positivo?
Sim. A Lei nº 12.414/11, regulamentada pelo Decreto nº 9.936/2019 e pela Lei Complementar 166/2019.
16. Quais são os direitos do consumidor na adesão ao Cadastro Positivo?
Os direitos do consumidor estão garantidos pela Lei 12.414/11, regulamentada pelo Decreto nº 9.936/2019, da qual destacamos:
- Acesso gratuito a todas as informações existentes no banco de dados, inclusive o histórico de crédito, no momento da solicitação;
- Solicitar o compartilhamento das informações do cadastro com outros bancos de dados a qualquer momento;
- Solicitar alteração ou eliminação de qualquer informação do cadastro;
- Conhecer os principais critérios considerados para análise de crédito, resguardado o segredo empresarial.
17. Qual é a principal diferença entre o cadastro negativo e o Cadastro Positivo?
O cadastro negativo contém informações de inadimplência, ou seja, compromissos financeiros que não foram pagos no tempo e modo acordados. O Cadastro Positivo, por sua vez, apresenta o histórico das dívidas ou operações de crédito que o consumidor já pagou ou ainda está pagando.
18. O Cadastro Positivo é controlado pelo Governo Federal?
Não. O Cadastro Positivo é administrado por empresas privadas de bancos de dados, como o SPC Brasil.